Total de visualizações de página

11 de junho de 2007

Bodhrán


O bodhrán é um instrumento musical de percussão irlandês que assemelha-se a um tamborim. O couro é preso em um dos lados do instrumento. O outro lado é aberto para que uma mão do musicista seja posicionada contra o lado coberto a fim de controlar a altura e timbre do som.

O bodhrán foi usado durante a rebelião irlandesa de 1603 pelo exército irlandês como uma bateria de guerra. Ele era usado para organizar os soldados, e para anunciar a chegada militar. Uma adição relativamente nova à música celta, o bodhrán substituiu o papel do tamborim.

O instrumento é similar a tambores distribuídos pelo norte da África e no Oriente Médio. Da mesma forma, alguns instrumentos de percussão de povos ameríndios também são bastante parecidos com o bodhrán.

Não existem referências conhecidas para desse nome especificamente antes do século XVII. O instrumento por si próprio não ganhou reconhecimento na música folclórica irlandesa até a década de 1950, quando tornou-se famoso com o trabalho de bandas como The Clancy Brothers.

Apesar de mais comum somente na Irlanda, o bodhrán ganhou popularidade através da música celta, especialmente na Escócia.

Ashiko


O Ashiko é um tipo de tambor moldado como um cone truncado e é tocado com as mãos.
Ele é muito usado ao longo da África e nas Americas. Em Cuba , é conhecido como boku e é usado durante carnavais e paradas de rua chamado Comparsas.
Ao contrário os sons de um Djembe cujo corpo oferece dois tons principais, as extremidades diretas oferecem uma quantidade contínua de tons que dependem em como perto do centro da cabeça é golpeado o tambor.
Alguns consideram que o ashiko a versão feminina do djembe.