Total de visualizações de página

30 de setembro de 2008

Tama


É da orquestra do Djembe, de madeira e esculpido de um único tronco, tem pele dupla de cabra ou sintética ou em alguns casos de lagarto. É afinável através de um sistema de cordas que une uma pele à outra. Toca-se debaixo de braço fazendo pressão sobre as cordas conseguindo assim alterações do som pelas suas características são inclusivamente utilizados como comunicações a curta distância em algumas regiões de países como Ghana, Nigéria, Senegal etc. e proporcionaram o nome do instrumento em Inglês "Talking Drum", sendo o seu nome original "Tama".

Fonte: http://www.attambur.com

Doumbas

As Doumbas corresponem a um conjunto de três instrumentos: Doundounba (ou Djun), Sanbga e Kenkeni, servindo de acompanhamento para uma orquestra de Djembes.

Tradicionalmente são feitas de madeira com pele dupla de vaca e afináveis com cordas. Estes instrumentos desempenham a importante função de marcação do ritmo da música africana, tal como acontece com os surdos em relação à música brasileira.

Tocam-se com baquetas ou paus, posicionanado os instrumentos na posição horizontal. Um dos paus é usado num dos lados da pele e o outro numa campainha/choca que se põe no topo dos instrumentos.

O tocador poderá tocar um, dois ou mesmo os três instrumentos conseguindo assim um autêntico set percussivo.

Doundounba é o maior e consequentemente o som mais grave, Sanbga é o do meio e Kenkeni o mais pequeno e mais agudo.

Fonte: http://www.attambur.com

17 de setembro de 2008

Bombo Legüero

Vendo o novo trabalho do Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii (agora com o projeto Pouca Vogal) vi que estão usando este instrumento, então segue informações.

Bombo legüero
é um instrumento de percussão do tipo membranofone, originário da Argentina. Seu nome, legüero, vem do fato de que este instrumento pode ser ouvido até duas léguas de distância (ou aproximadamente 5 quilômetros).

É produzido a partir de um tronco de árvore oco (geralmente corticeira), revestido com pele curtida de animais, como cabras, vacas ou ovelhas. Derivado do velho tambor militar europeu, possui um arranjo de anéis de couro nas extremidades para a fixação da pele esticada.

Faz parte da música folclórica da Argentina (zamba, chacarera, etc.) e foi popularizado por músicos como Los Fronterizos, Carlos Rivero, Soledad Pastorutti e Mercedes Sosa.

Fonte: Wikipédia