O derbake é tocado com as mãos, posicionado sob um dos braços ( esquerdo para os destros e direito para os canhotos ) e apoiado sobre a respectiva perna.
Antigamente o corpo do derbake era feito de barro, revestido com pele de animal. Mas, isso precisou ser mudado, e hoje em dia, o derbake é feito de alumínio, revestido com pele sintética. Essa mudança precisou ser feita devido à dificuldade dos percussionistas árabes de afinarem seu instrumento dependendo da região ou local onde estavam tocando.
Esse rico instrumento de percussão se caracteriza por possuir dois “extremos sonoros” muito diferentes e muito bonitos. Ao mesmo tempo que o derbake pode realizar o seu toque de tom grave, O DUM, pode realizar por contrapartida o seu toque de tom agudo, O TAK, formando assim os ritmos e solos de derbake, comumente conhecidos.
Através de uma combinação de toques e ritmos, o derbakista monta o seu solo de derbake. O solo de derbake “ao-vivo” é composto de acordo com a bailarina que irá dançá-lo. Ele tem que ser adaptado, moldado, de acordo com o perfil e os gostos da bailarina, para que assim, a apresentação se torne uma coisa agradável e bela.
É importante para um derbakista conhecer uma grande variedade de ritmos, assim como para a bailarina, pois os mesmos devem estar em constante sintonia para realizarem uma bela apresentação.è conhecida também como DARBUKA na Arabia, DERBUKA no MArrocos, DERBAKE na Turquia, TABLA no Egito e DUMBAK nos EUA.
* Dica do meu amigo Lucas de Patrocinio
fonte: http://www.derbake.com.br/
2 comentários:
Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Você tem um conteúdo muito rico aqui. Visitarei mais vezes. Na realidade escrevo este comentário para deixar uma dica pra todos:
Neste final de semana no Auditório Ibirapuera, acontece a XIV edição do PERC PAN, o maior festival de percussão mundial. Além de músicos de diferentes cantos do mundo, o festival ainda oferece oficinas e workshops gratuitos. Para maiores informações visite os sites:
http://www.auditorioibirapuera.com.br/
http://www.percpan.com.br/
Dias: 26 e 27 de Maio
Horário: Sábado, 21h00 e Domingo, 20h30
Duração: 120 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: Instrumental
Classificação Indicativa: Recomendado para maiores de 12 anos.
Programação:
Dia 26: Marco Suzano & Fernando Moura (BRA-RJ); Trio Manari (BRA-PA) Giovanni Hidalgo (PUR) & Sikiru Adepoju (NGA); Peu Meurray & Os Pneumáticos (BRA-BA);
Dia 27: Robertinho Silva (BRA-RJ); Hands On’Semble (USA);
Dinho Nascimento (BRA-SP) e Minino Garay (ARG)
Ajude a divulgar este evento tão importante para o desenvolvimento da percussão mundial. Abçs!
Obrigado por postar a foto do meu derbak, esse foi o primeiro que tive e não troco jamais, a pesar de comercializar instrumentos esse tenho um carionho especial.
Parabéns pelo blog.
Musico - Christiano Markes
Postar um comentário